Foram encontrados 343 registros para a palavra: agricultura familiar

Feira Agroecológica de Sento-Sé é destaque em Seminário voltado para políticas públicas, agricultura familiar e sustentabilidade

Sento-Sé foi destaque durante a realização do 1º Seminário Presencial do Sistema Gestacoop, que aconteceu nos dias 14 e 15 deste mês, no município de Casa Nova. Durante a realização do Seminário, que teve como tema: Políticas públicas, agricultura familiar e sustentabilidade, as representantes do município, a assistente adjunta da secretaria municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Jaciara Ladislau e a agricultora e representante da Rede Mulher em Sento-Sé, Luciana Ferreira; apresentaram como case de sucesso no município a Feira Agroecológica de Sento-Sé.

Os temas abordados durante os dois dias de seminário foram: Políticas Públicas de incentivo a Agricultura Familiar na Região: Contexto e Perspectivas, tendo como mediador Elson Oliveira da Conexsus; Articulação em rede das organizações da sociedade civil para o fortalecimento da agricultura familiar, cooperativismo e economia solidária, com mediação de Moacir Santos do IRPAA; A experiência da Feira Agroecológica de Sento Sé: 3 anos de conquistas e desafios, com a mediação de Jaciara Ladislau e Raimunda Luciana, integrantes da Comissão Organizadora da feira. Compondo a programação do evento foram realizadas ainda duas oficinas temáticas voltadas para a Produção Agroecológica nas comunidades de fundo de pasto e Processos de comercialização da Agricultura Familiar com venda direta...

Diálogos de Ater volta em 17 de novembro com o tema: A Agricultura Familiar e a População Negra na Bahia

O Diálogos de Ater, iniciativa da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), estará de volta no dia 17 de novembro, após período de suspensão obrigatória durante o período eleitoral.

Em plena programação do Novembro Negro, o encontro virtual trará a temática: A Agricultura Familiar e a População Negra no Rural da Bahia...

Cadastro Nacional da Agricultura Familiar passa a substituir a DAP

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) passou a substituir, desde o dia 1º de novembro, a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), documento que identifica e qualifica agricultores e agricultoras familiares para fins de acesso a políticas públicas. A implantação, no entanto, está em fase inicial e a relação de documentos necessários para a inscrição será disponibilizada, em breve, no site da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O CAF possibilita a integração e o cruzamento de informações com outras bases de dados governamentais, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Apesar da substituição, as DAP já emitidas permanecerão ativas e os beneficiários continuarão tendo acesso às políticas públicas pelo prazo de validade já estabelecido no documento. Vencida a validade da DAP, os agricultores deverão solicitar a inscrição no CAF, que futuramente poderá ser realizada, gratuitamente, junto à Bahiater, nos escritórios do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF)...

Cooperativas da agricultura familiar baiana participam de três grandes eventos em Salvador

A capital da Bahia sedia, nesta primeira semana de novembro, três grandes eventos com a participação de cooperativas da agricultura familiar baiana, que vão expor, comercializar e divulgar produtos como chocolates, mel, cafés, flocão de milho não-transgênico, e muito mais.  

Nos dias 3, 4 e 5 de novembro, acontecerá no Centro de Convenções de Salvador a e-Agro Feira de inovação, tecnologia agropecuária e geração de negócios.  Serão 12 cooperativas que apresentam seus trabalhos e produtos em balcões distribuídos por toda área de expositores da e-agro.  ..

Bahia contará com nova operação financeira de US$ 150 milhões para aplicar na agricultura familiar do estado

Após transformar a vida de mais de 120 mil famílias de agricultores e agricultoras familiares baianos, o Estado da Bahia vai contar com uma nova operação de captação de recursos internacionais, para a execução segunda etapa do projeto Bahia Produtiva, referência de desenvolvimento rural e inclusão produtiva. Trata-se do Bahia Mais Produtiva.  

A aprovação da nova operação foi anunciada pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Mistério da Economia, nesta quarta-feira (26). Executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a nova operação terá início em 2023, com o acordo de empréstimo entre o Estado da Bahia e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird - Banco Mundial) de 100 milhões de dólares e 50 milhões de dólares de contrapartida do Estado.  ..

Ministro da Agricultura participa de evento em Juazeiro e fala sobre o fortalecimento da agricultura familiar no semiárido

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, veio a Juazeiro nesta quinta-feira (20) e participou do evento "Agronordeste, perspectivas e resultados para o Semiárido. O encontro ocorreu no auditório do  Centro de Excelência  em Fruticultura/Senar e teve a participação de órgãos vinculados à pasta e instituições parceiras do programa como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco do Brasil.

O Plano AgroNordeste foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2019, para impulsionar, por meio da integração de ações e políticas públicas, o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo, visando o fortalecimento das cadeias produtivas, ampliando o potencial de sucesso dos agricultores familiares da zona semiárida...

Estão abertas as inscrições para a participação de organizações produtivas na 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar

Estão abertas as inscrições para a participação de organizações produtivas baianas na 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), que acontecerá no período de 13 a 18 de dezembro de 2022, no Parque Costa Azul, em Salvador.

Podem participar os empreendimentos coletivos ou individuais, pertencentes a agricultores familiares, assentados de programas de reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e economia solidária, presentes nos 27 Territórios de Identidade do estado da Bahia.  ..

Cooperação técnica para compras institucionais da agricultura familiar é prorrogada

Com o objetivo de ampliar o acesso de agricultores familiares às compras institucionais, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA) prorrogaram a vigência do Acordo de Apoio Técnico para a aquisição de produtos da agricultura familiar por parte do IFBA. A parceria existe desde 2018.

Entre janeiro e setembro de 2022, já foram abertos 9 editais de chamada pública com o apoio da Conab, totalizando R$ 272.418,24 em recursos disponibilizados para a aquisição de alimentos pelos diferentes campi do IFBA. A expectativa é que ainda sejam lançados outros 6 editais até o final do ano, com potencial de dobrar o valor até então contratado pelo órgão. Em razão da parceria, 100% das chamadas públicas lançadas em 2022 receberam projetos de agricultores familiares e suas organizações. Continua depois da publicidade..

Cooperativas da agricultura familiar baiana discutem sustentabilidade dos empreendimentos

Representantes de cerca de 40 cooperativas da agricultura familiar baiana participaram de oficina na capital baiana, nesta sexta-feira (07), no Hotel Fiesta, para discutir a sustentabilidade das organizações.  

O encontro, que contou com a participação de Assistentes Técnicos de Extensão Rural (ATER) e Assistentes Técnicos e Gerenciais (ATEG) dos empreendimentos, debateu sobre temas como: as possíveis prospecções para suas organizações produtivas e as possibilidades de atuação dos profissionais nos próximos anos.  ..

Representantes de Sento-Sé participam do Encontro Interterritorial de Experiências Exitosas da Agricultura Familiar

Representantes da Prefeitura de Sento-Sé participaram na última sexta-feira (23) e sábado (24) do Encontro Interterritorial de Experiências Exitosas da Agricultura Familiar. O encontro que aconteceu no Distrito de Carnaíba do Sertão (Juazeiro), reuniu mais de 100 participantes de 11 municípios dos Territórios de Identidade Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru. Representaram Sento-Sé no evento a Assistente adjunta do secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Jaciara Ladislau, a Agente Comunitária Rural do município, Sirlene Maria dos Santos Silva e a agricultora familiar, Raimunda Luciana Ferreira da Silva.

Entre as experiências exitosas apresentadas no encontro estiveram: as práticas de guardar sementes crioulas, realização do recaatingamento de áreas degradadas, a reutilização de águas do tratamento de esgoto na produção, o cultivo consorciado em sistema de agrocaatinga e implementação dos quintais produtivos da família, entre outras foram apresentadas durante o Encontro...

Agricultura familiar da Bahia estará presente no XVI Congresso Internacional de Nutrição Funcional

As experiências exitosas da agricultura familiar da Bahia, por meio do projeto Bahia Produtiva, estarão presentes no 16º Congresso Internacional de Nutrição Funcional, que vai ocorrer no período de 15 a 17 de setembro de 2022, em São Paulo. No total, oito cooperativas da agricultura familiar participam do estande da Bahia no Congresso. Será realizada ainda palestra por representantes do projeto na programação científica do evento, com o tema "Nutrição Funcional e Agroecologia: seu papel na segurança alimentar e nutricional - Case Bahia Produtiva". 

A palestra da Bahia no evento é a que abre a programação científica nesta quinta-feira (15). O coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Bahia Produtiva, Wecslei Ferraz, apresenta o Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) aplicado, desde 2018, pelo Estado da Bahia, tendo na estratégia de ATER o suporte para a produção de alimentos orgânicos e acesso a mercados, o que gerou o aumento da diversidade alimentar para a garantia da SAN dos agricultores e agricultoras familiares da Bahia. ..

Em visita a horta do João Paulo II, em Juazeiro, Ellen Carvalho (PT) ressalta seu compromisso com a agricultura familiar

Na manhã desta quinta-feira (1) a candidata a deputada estadual Ellen Carvalho (PT) visitou a horta orgânica comunitária do bairro João Paulo II, em Juazeiro, criada há mais de 30 anos, e que atualmente conta com 108 associados, sendo 80 mulheres. São 70 famílias envolvidas com a produção de diversas culturas.

Ellen conheceu de perto a produção de legumes e hortaliças produzidos na horta, pôde conversar com as agricultoras e ouvir suas conquistas e dificuldades. ..

Eleito, Targino Gondim pretende apresentar projeto para municípios comprarem 50 % da merenda escolar da agricultura familiar, diz assessoria

O candidato a deputado federal, Targino Gondim (Republicanos), afirma que, eleito, apresentará um projeto para tornar obrigatório que as prefeituras adquiram 50% das merendas escolares de produtos da agricultura familiar. Atualmente, há uma obrigação legal (Lei nº 11.947/2009) que determina que, no mínimo, 30% do valor repassado para as merendas escolares sejam provenientes da agricultura familiar.

De acordo com a lei, a aquisição dos produtos da agricultura familiar pode ser realizada por meio da Chamada Pública, dispensando-se, nesse caso, o procedimento licitatório...

Licuri da agricultura familiar da Bahia é exportado para a China 

O licuri, fruta nativa da Caatinga e resultado do trabalho no extrativismo sustentável de famílias de agricultores familiares baianos, ganhou notoriedade internacional, e está a caminho da China. Neste mês de agosto, foram enviadas 14 toneladas do licuri in natura para uma empresa alimentícia chinesa.   

O produto é de agricultores da Fazenda Três Ladeiras, do município de Itiúba, que faz parte da Associação Comunitária Terra Sertaneja (Acoterra), vinculada à Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor). A comercialização foi realizada pela empresa Licuri Brasil.  ..

Jovens avaliam investimentos na agricultura familiar e traçam ações de sustentabilidade

Agentes Comunitárias/os Rurais (ACRs) se reuniram para debater a atuação delas/es ao final do ano, quando será encerrado o projeto em que atuam e que investiu em formação das pessoas, planejamento e estruturação de empreendimentos, com assessoria técnica, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e o aumento da produção na Bahia.

Durante o evento, que contou com a participação de ACRs do Território Sertão do São Francisco, as/os jovens ACRs relembraram os desafios na execução do projeto, mas focaram na busca por visualizar oportunidades para as comunidades se fortalecerem e seguirem melhorando a alimentação e a renda, mesmo após o fim do projeto...

Pilão Arcado e Remanso sediam eventos do Sebrae sobre pesca artesanal e agricultura familiar

Nos dias 27 e 28 de julho, o Sebrae, através da unidade regional em Juazeiro, promove encontros técnicos direcionados aos setores de pesca artesanal e agricultura familiar dos municípios de Pilão Arcado e Remanso.

As atividades gratuitas integram o Circuito Agro e o programa Sebrae com Você e tem como público-alvo membros da Colônia de Pescadores e Pescadoras de Pilão Arcado, da Central de Pescadores e Pescadoras, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pilão Arcado e da Colônia de Pescadores Z-41 e Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso...

Mulheres de Curaçá promovem empoderamento e geram renda através do beneficiamento da produção da agricultura familiar

Agregar valor aos produtos, aproveitar as potencialidades da localidade para gerar renda e fortalecer a identificação com o modo de vida tradicional de uma comunidade de Fundo de Pasto. É dessa forma que agricultora/es de Esfomeado, em Curaçá, estão se organizando para garantir a melhoria da renda e também somar na luta pela defesa e a identificação da população com o seu território.

A Associação de Mulheres em Ação da Fazenda Esfomeado (Amafe), atua desde setembro de 2013 para estimular a participação feminina nos espaços comunitários e gerar renda. Com a construção de uma unidade de beneficiamento, a entidade reforçou a missão junto às famílias agricultoras. ..

Sintraf de Petrolina começa emitir Selo Nacional da Agricultura Familiar

A partir deste mês, o Sintraf de Petrolina emitirá o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf) que identifica a origem e fornece as características dos produtos da agricultura familiar que tem como finalidade o fortalecimento das identidades social e produtiva dos vários segmentos da agricultura familiar. O agricultor familiar que deseja solicitar o SENAF precisa ser sindicalizado e está em dia com a mensalidade sindical.

O SENAF é válido por dois anos, podendo ser renovado e concedido aos agricultores individuais, às agroindústrias e cooperativas/associações portadoras da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). "Esta é uma importante ferramenta que agrega valor aos produtos da agricultura familiar e promove o seu acesso competitivo ao mercado, bem como fortalece o contato entre quem consome e quem produzl", disse a Presidente do Sintraf, Isalia Damacena...

Miguel Coelho defende agricultura familiar e garante apoio aos trabalhadores do campo

O pré-candidato ao governo de Pernambuco, Miguel Coelho, disse, durante agenda neste domingo (03), que o trabalhador do campo será um parceiro da sua gestão e a agricultura familiar voltará a ser valorizada.

O compromisso do postulante pelo União Brasil foi reafirmado ao participar de uma assembleia geral de agricultores nos acampamentos Universo e Pantorra, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR)...

Agricultura familiar do território Velho Chico conta com R$ 466 milhões em investimentos

O território de identidade Velho Chico, composto por 16 municípios, já recebeu mais de R$ 466 milhões em investimentos para o fomento à produção rural. Os recursos são do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

No território, uma das organizações produtivas da agricultura familiar que se destaca é a Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), que inaugurou, recentemente, um entreposto de produtos das abelhas, em Ibotirama. O empreendimento beneficia e comercializa a produção de apicultores e apicultoras de toda a região...